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Espaço de socialização de idéias e práticas do Grupo de Educadores do Baiadô: pesquisa e prática das danças brasileiras.
O grupo Baiadô desenvolve suas atividades embasado nos aspectos populares da educação encontrados nas culturas populares de Uberlândia:
indissociabilidade entre fazer, criar e aprender;
integração e diálogo com o contexto;
influência de diferentes processos e expressões da cultura;
expressão formada por diversas linguagens artísticas;
coexistência de ações pedagógicas diferenciadas (institucional, familiar e difusa);
convívio entre pessoas com experiências e capacidades distintas;
conhecimento passado por oralidade, corporalidade e musicalidade;
respeito à individualidade na prática coletiva;
percepção cíclica do tempo, respeito ao tempo de aprender e ao tempo de ensinar de cada um e de cada grupo.
3 comentários:
Letra conforme entendimento dos alunos de Danças Brasileiras
Peixe Tralhoto
Peixe Tralhoto, tu não sabe o que tu faz. (4x)
Eu vou te contar
Tu vai pra frente e vai pra trás.
Versão original:
Peixe Tralhoto
Peixe tralhoto
Tu não sabe o que tu faz
Peixe tralhoto
Tu não sabe o que tu faz
Cuidado com a onda
Vai pra frente e vai pra trás
Descrição da Dança, na nossa versão: (Alunos de Danças Brasileiras):
Numa roda ficam intercaladas duplas (cavalheiros e damas), sendo que os cavalheiros sempre devem se manter a esquerda das damas.
As movimentações são marcadas pela letra da música.
Durante a repetição da primeira e única estrofe cada dupla dança interagindo no passo do cacuriá.
No refrão, (... tu vai pra frente e vai pra trás) todos os integrantes se dirigem para o centro da roda e realizam movimentos com os braços como se fossem mergulhar e recuam.
Reiniciando a estrofe, os cavalheiros se deslocam, assumindo a posição do cavalheiro da direita.
Observações:
Somente os cavalheiros se deslocam na roda, mas damas as devem continuar sempre dançando.
O Círculo deve ser mantido, a distância entre os participantes, também deve ser mantida, para facilitar o deslocamento dos cavalheiros.
Não há regra para finalizar a música. Pode ser, por exemplo: quando todos os cavalheiros retornarem aos pontos iniciais (com as primeiras damas) ou quando o “puxador” indicar.
Não há um puxador fixo. Sempre em uma nova repetição de estrofe, um participante da roda assume a posição de puxador
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