sexta-feira, 29 de maio de 2009

Griôs

Sobre a Ação Griô Nacional

“O Griô é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, mediador político. É um educador popular que aprende, ensina e se torna a memória viva da tradição oral. Ele é o sangue que circula os saberes e histórias, as lutas e glórias de seu povo dando vida à rede de transmissão oral de uma região e de um país. O papel do griô aprendiz é garantir a vitalidade e continuidade das redes de transmissão oral entre as gerações, as escolas e os pontos de cultura do Brasil”( Líllian Pacheco, criadora da pedagogia Griô)
A Ação Griô Nacional, criada e inspirada pela pedagogia do ponto de cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis – BA) em parceria com uma rede de 50 pontos de cultura de todo o Brasil atua com a vivência, a criação e a sistematização de práticas pedagógicas relacionadas aos saberes e fazeres da cultura oral envolvendo pontos de cultura, escolas, universidades e comunidades. A missão desta rede é criar e instituir uma política pública de estado que promova o reconhecimento do lugar político, social e econômico dos griôs e mestres de tradição oral na educação das crianças e jovens brasileiros.
A Ação Griô vem construindo a sua caminhada pelo Brasil através de vínculos políticos, de afeto e identidade. Como um dos resultados do seu primeiro ano de atuação em todo o país, a Ação Griô publica em 2008 um conjunto de materiais pedagógicos ( livro, jogo de trilha, cd e filme ) revelando uma importante diversidade de experiências pedagógicas que 50 pontos de cultura em todo o país desenvolvem atualmente em parceria com escolas e comunidades em todo o país. Este material será lançado e distribuído por toda a rede de pontos de cultura, como uma referência, estímulo e contribuição ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inspiradas na tradição oral.
A Ação Griô lança em breve o seu edital nacional 2008, que ampliará a sua rede para mais de 100 pontos de cultura, redes e organizações da sociedade civil. Em 2008 será realizado ainda I Encontro Nacional da Ação Griô, que terá também uma importante participação enquanto rede de pontos de cultura na programação da TEIA 2008.
Uma das prioridades da Ação Griô neste ano de 2008 é a sua consolidação enquanto rede organizada da sociedade civil, assumindo a missão política de mobilizar e articular os grupos e redes envolvidas na ação – parteiras, indígenas, quilombolas, capoeiristas, jongueiros, teatreiros, repentistas, etc. – no sentido da conquista e do reconhecimento de seus saberes e fazeres de tradição oral pelo estado brasileiro em parceria com as redes de educação formal. A meta é chegar a 2010 com uma rede de 1000 pontos de cultura em todo o país, envolvendo uma média de 10 mil griôs e mestres, 40 mil instituições e ensino e 1 milhão de estudantes regularmente envolvidos em atividades pedagógicas que integrem educação e tradição oral.
"A minha mãe um dia me disse que eu seria respeitado por aquilo que eu faço, por aquilo que eu sou, esse dia chegou”.(Vô Aerson, Mestre de tradição oral, Ponto de Cultura Centro Lúdico da Rocinha/ RJ)
EQUIPE PONTÃO AÇÃO GRIÔ NACIONAL
COORDENAÇÃO NACIONALLillian Pacheco e Márcio CaíresPonto de Cultura Grãos de Luz e Griô (BA)graosfrioinfo@yahoo.com.br

Nenhum comentário: